Blog Confira novidades e dicas da Panorama Home Center.

Como fazer a manutenção das ferramentas?Postado: 07/12/2018

Fazer uma manutenção periódica nas ferramentas é o segredo para aumentar bastante a vida útil delas. É por isso que medidas simples são muito importantes.

As ferramentas elétricas, como a furadeira, devem ser limpas após cada utilização, afinal, elas acumulam muitos resíduos de pó, cimento, areia, terra e outras sujidades.

Para fazer uma limpeza eficiente e segura, o primeiro passo é desligar o cabo de energia ou, para os modelos portáteis, retirar a bateria.

Após, utilize uma chave Philips para retirar os pequenos parafusos que fixam os protetores. Assim você limpa a parte de dentro, que é a mais importante, facilmente.

No caso das furadeiras, é imprescindível você localizar aquela pequena abertura que dá acesso ao rolamento do motor. Assim, você pode pingar algumas gotas de óleo lubrificante após retirar toda a sujeira acumulada.

WD-40


Um produto que é sinônimo de eficiência na limpeza de ferramentas de todos os tipos é o WD-40. Ele é um produto químico anticorrosivo que tem a função de limpar, proteger e lubrificar desde peças simples, como chaves e alicates, até máquinas industriais.

A composição química do WD-40 não traz nenhum dano aos fios e circuitos elétricos, pois não é um condutor de energia. Por isso, pode ser utilizado naqueles equipamentos que estão enferrujando. Além de limpar, ele irá proteger contra ferrugens futuras.

Armazenamento


Após deixar todas as suas ferramentas devidamente limpas e lubrificadas, preocupe-se em guarda-las num local adequado. A caixa de ferramentas é uma excelente opção, pois facilita muito a organização, dando espaços específicos para peças grandes e pequenas.

Além disso, tenha um local certo e definido para deixar todas elas juntas, assim, quando você precisar não terá dificuldade para encontrá-las.

Na Panorama Home Center você tem acesso à ferramentas manuais e elétricas, caixas e suportes, WD-40 e outros itens que facilitarão muito a sua vida. Venha conferir!




Voltar para os posts